quarta-feira, 27 de junho de 2012

OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRENDE ACUSADOS DE FRAUDES NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE NATAL

A Operação Assepsia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), pelo Ministério Público, tem como principal objetivo desarticular um esquema de fraudes na saúde do município de Natal. A ação, que conta com apoio da Polícia Militar, cumpre mandados de busca e apreensão contra várias pessoas, inclusive, contra o ex-secretário de saúde Thiago Trindade, o atual secretário de Planejamento, Antônio Lina, bem como o procurador municipal Alexandre Magno.

De acordo com o Ministério Público Estadual, são investigadas as contratações do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), entidade que primeiro administrou a UPA do bairro de Pajuçara, do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), contratado para gerir o Projeto Natal contra a Dengue, e também da Associação Marca para Promoção de Serviços, atualmente responsável pelos contratos de gestão da UPA Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMES) mantidos pelo Município de Natal.

Segundo as investigações, as entidades contratadas pelo município teriam sido previamente escolhidas pelo então Secretário Thiago Barbosa Trindade e pelo Procurador do Município Alexandre Magno Alves de Souza, que teriam manipulado os processos de qualificação e de seleção das entidades para viabilizar a celebração de contratos de gestão com o Município de Natal.

Ainda segundo informações repassadas pelo MP, a investigação também demonstrou que as entidades contratadas pelo município inseriram despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde, como forma de desviar recursos públicos. E que essas prestações de contas jamais foram glosadas ou conferidas pelas autoridades contratantes.

*Com informações do MP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário